Eu não sou seu guru!

·

2 min read

Como vocês sabem, faz algum tempo que trabalho com tecnologia. Esse mês faço 11 anos de graduado e de carreira. Acumulei bastante conhecimento nesse meio tempo e muito do que aprendi compartilho aqui neste blog.

Hoje vou escrever um pouco sobre acontecimentos recentes que me causaram um certo desconforto e trazer uma reflexão para os demais profissionais ou estudantes da área.

Não sou coach!

Não vejo problema em compartilhar conhecimento. Faço isso com certa frequência em palestras, artigos, organização de eventos, etc. Ser voluntário em alguma atividade faz bem para o próximo e si mesmo. É uma forma de gratidão com os meus mestres do passado.

Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes.

Issac Newton

Mas não sou guru ou coach. Tenho opinião parecida com o Gregório Duvivier . Não tenho formação em psicologia, coaching, recursos humanos, assistência social ou algo semelhante.

Posso até ajudar em casos específicos. Dar uma opinião sobre algum assunto relacionado com minha área de atuação, mas nunca posso tomar a decisão por você.

Não terceirize suas decisões

Se não viu ainda, recomendo assistir o vídeo de Fábio Akita . Um colega perguntou:

Um amigo quer começar na área de desenvolvimento de aplicativos/sistemas. Por onde começar? Qual linguagem de programação?

Perguntei se a pessoa está partindo do zero, ou seja, nunca fez um curso ou leu um livro sobre lógica de programação. A resposta: acho que sim. Pelo visto, gastaria muito tempo explicando tudo e a pessoa não entenderia, porque está partindo do zero.

Acho que muitas pessoas esqueceram como tomar decisões e procuram a dica, a recomendação ou o conselho. Por que gastar meu tempo e analisar as opções, se existe aquele coach/guru/influencer que tem todas as respostas prontas?

Eu não sou seu guru! A decisão é sua! Não tenho um negócio de consultoria ou mentoria. Não sou dono da verdade suprema, nem conhecedor profundo sobre todas as tecnologias existentes. Não tenho obrigação em te responder ou pesquisar por você no Google.

Estude sobre o assunto e aprenda a tomar as decisões por si próprio. O aprendizado do processo será muito proveitoso para você.

Até a próxima.